Toda criança
que não aprende tem algum problema?
Infelizmente, dentro da nossa cultura educacional,
a criança que tem dificuldades para aprender sempre é vista como tendo algum
problema em nível individual, como se ela sempre fosse a culpada pelas limitações
que possa apresentar. Porém, esta crença não corresponde à verdade. Estima-se
que apenas cerca de 10% das crianças possam ter algum tipo de problema intrínseco,
que possa prejudicar a aprendizagem, como nos casos, por exemplo, de dislexia,
discalculia, deficiência mental ou autismo. Na realidade, a maior parte das
crianças que estão com dificuldades de aprendizagem podem estar refletindo
problemas de outra natureza, como limitações nas oportunidades para aprender,
déficits pedagógicos ou metodológicos, problemas de natureza socioeconômica e
assim por diante. É importante saber distinguir os verdadeiros e os falsos
problemas de aprendizagem, uma vez que eles podem se manifestar de modos semelhantes.
O fonoaudiólogo educacional, juntamente com a equipe educacional, colabora com
a identificação precoce dos verdadeiros problemas de aprendizagem.
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