Habilidades
auditivas, processamento fonológico, inteligência e suas relações com a leitura
de escolares
Olá!
Dia 24/10 tive a oportunidade de
acompanhar a defesa de doutorado da fonoaudióloga Hellen de Oliveira Valentim
Campos que teve como orientação o professor Dr. Rui Rothe-Neves e coorientação
da professora Dra. Luciana Mendonça Alves.
O estudo da fonoaudióloga Hellen teve
como objetivos principais verificar como as habilidades de processamento
auditivo temporal (PAT), processamento fonológico interagem entre si e com a
leitura de escolares falantes do português, assim como verificar se nessa
população a inteligência se correlaciona com a leitura.
Os métodos utilizados envolveram a
aplicação de tarefas específicas para a avaliação de tais habilidades em uma
amostra de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental.
Os achados revelaram que a habilidade
de leitura correlacionou-se diretamente com a consciência fonológica e o acesso
lexical e indiretamente com o PAT, via consciência fonológica. A inteligência
não esteve correlacionada a nenhuma das tarefas de leitura.
Estes resultados corroboram o papel das
habilidades de processamento fonológico e PAT sobre a leitura e reforçam a
importância da estimulação dessas habilidades em crianças pré-escolares e
escolares, com o intuito de promover o desenvolvimento adequado da competência
leitora, assim como podem fomentar as intervenções terapêuticas na população
com dificuldade de leitura.
O estudo da fonoaudióloga Hellen, sem
sombra de dúvidas, é importantíssimo para a compreensão dos mecanismos
envolvidos na habilidade de leitura. Com certeza indico sua leitura quando
estiver disponível na biblioteca digital da UFMG (Tese: “Habilidades auditivas,
processamento fonológico, inteligência e suas relações com a leitura de
escolares”) e o seu artigo (que logo logo será publicado!).
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