Consciência
fonológica, consciência fonêmica e fonética: o que você precisa saber
A fonética, a consciência fonológica e a consciência fonêmica
fazem parte da leitura precoce. Mas as pessoas muitas vezes costuma confundi-las.
Embora esses termos estejam relacionados, eles não são a mesma coisa. Aqui está
um olhar mais atento sobre o que são e como eles trabalham juntos para preparar
as crianças para ler.
Consciência
fonológica
A consciência fonológica engloba muitas habilidades (E uma delas
é consciência fonêmica!). Não se baseia na linguagem escrita - as crianças
desenvolvem a consciência fonológica ouvindo. Quando as crianças têm este
conjunto de habilidades, elas são capazes de ouvir e "manipular" os
sons da linguagem oral. É a base para aprender a ler.
A consciência fonológica inicial ocorre no nível de palavras
e sílabas. Você sabe que uma criança está apta a isso se ela consegue bater palmas
para cada palavra em uma frase ou pular para cada sílaba do seu nome (Fa – bi –
a- na). E também se ela consegue reconhecer e apresentar palavras que rimam
ou que tenham o mesmo som inicial.
Você pode aprimorar as habilidades iniciais de uma criança
lendo certos tipos de livros infantis para ela. Os livros que ajudam a
enfatizar a rima, a aliteração (usando consoantes semelhantes), frases repetidas
e padrões previsíveis.
Uma vez que as crianças têm uma forte consciência de como a
linguagem oral funciona ao nível das palavras e sílabas, elas podem começar a
se concentrar nas unidades menores de som. Isso é conhecido como consciência
fonêmica.
Consciência
fonêmica
A consciência fonêmica geralmente é a última das habilidades
de consciência fonológica a se desenvolver. Quando as crianças têm essa
habilidade, podem ouvir e "manipular" as menores unidades de sons (fonemas)
em palavras e sílabas.
As duas habilidades de consciência fonêmica mais importantes
são a segmentação e a síntese. Segmentar é dividir uma palavra em seus sons
individuais. Síntese é dizer uma palavra depois de cada um de seus sons serem
ouvidos.
Se uma criança consegue segmentar, ela pode dizer p-e-i-x-e
depois de ouvir a palavra peixe. Se ela consegue fazer síntese, ela pode consegue
dizer a palavra peixe depois de ouvir os sons individuais p-e-i-x-e.
As crianças precisam dessas habilidades para aprender a
conexão entre sons de palavras e letras ou palavras escritas. Muitas crianças
que estão em risco para problemas de leitura ou que têm uma deficiência de
leitura têm dificuldades com consciência fonêmica. Um bom programa terapêutico
fonético pode ajudar.
Fonética
O ensino da fonética
auxilia as crianças a conectarem letras com sons, quebrar palavras em sons e sintetizar
sons em palavras. As crianças usam esse conhecimento para se tornarem leitores
e escritores. As escolas geralmente ensinam essas habilidades desde o jardim de
infância até o segundo ano do ensino fundamental.
Os programas fonéticos
mais eficazes são muito estruturados. Eles seguem uma ordem de instrução clara
e passo a passo. Eles também usam vários sentidos para ajudar as crianças a
aprender. Por exemplo, as crianças podem usar seus dedos para escrever uma letra
na caixa de areia enquanto fazem o som associado a essa letra. (Esta abordagem
estruturada multisensorial é usada em programas baseados em Orton-Gillingham,
considerado o padrão ouro para ajudar as crianças com problemas de leitura.)
As boas aulas de
fonética começam com uma revisão de sons previamente ensinados. Em seguida, um
novo som é introduzido. Os alunos são informados, por exemplo, de que a letra “b”
representa o som /b/ como a bola.
Atividades de soletração usando esse novo som, vem em
seguida. Ser capaz de decodificar texto com os sons previamente aprendidos -
mais o novo som – são atividades desenvolvidas em seguida.
A consciência
fonológica, a consciência fonêmica e a fonética são construídas umas nas
outras. Há maneiras de ajudar uma criança a desenvolver essas habilidades antes
mesmo de chegar à escola primária.
Pais: se o seu filho tiver
problemas com essas habilidades de leitura precoce, você deve considerar uma
avaliação fonoaudiológica. Compreender seus problemas com a leitura permitirá
que você obtenha o melhor suporte possível.
Fonoaudiólogo: Se você
percebe que uma criança apresenta problemas com essas habilidades, nunca
esqueça de agregar instrumentos padronizados na sua avaliação fonoaudiológica!
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