Problemas
com a sequenciação de tarefas: o que você precisa saber
Imagine isso. O seu filho de 10 anos de idade com
dificuldades em funções executivas foi ensinado a arrumar a mesa do jantar muitas
vezes. Mas cada noite tem dificuldade em decidir o que colocar primeiro e onde
cada coisa vai.
Quando ele faz problemas de matemática, ele não consegue
seguir a "ordem" específica das etapas para resolvê-los corretamente.
E quando ele tenta falar sobre o dia da escola, sua história é confusa e
difícil de seguir.
O que está acontecendo?
Como muitas crianças com problemas de aprendizagem e atenção, seu filho pode
ter problemas com o sequenciamento.
Sequenciamento é a capacidade de organizar linguagem,
pensamentos, informações e ações em uma determinada ordem para fazer as coisas.
Sem essa habilidade, é difícil concluir tarefas corretamente. E muitas vezes é
o motivo pelo qual algumas crianças não conseguem seguir as instruções.
Sequenciamento
e problemas de linguagem
A linguagem é a primeira
coisa que as crianças aprendem a sequenciar. Elas sabem que, quando usam
palavras e sons em uma determinada ordem, obtêm determinados resultados.
Por exemplo, "Eu
quero leite" recebe algo para beber. Por outro lado, "leite quer
eu" não será tão eficaz. Ao longo do tempo, aprender a ordem da linguagem
falada treina o cérebro para que ele possa sequenciar outros conceitos e ações.
A maioria das crianças
com problemas de sequenciamento apresentam problemas com o idioma falado no
início. Elas podem ser lentas para conversar. Elas podem usar as formas das palavras
erradas - "Eu desejei a loja", por exemplo. E mais notavelmente, elas
podem misturar a ordem e pensamentos das palavras quando falam: "Mãe ontem
na loja foi e depois eu consegui uma bola".
Problemas com a linguagem
sequencial podem criar problemas futuros. Sem essas habilidades iniciais, as
crianças têm dificuldade em desenvolver uma sensação natural de como outras
coisas devem ser ordenadas. Por exemplo, eles podem não simplesmente
"saber" colocar o guardanapo antes de colocar o garfo em cima dele ao
arrumar a mesa.
Sequenciamento
e problemas de memória de trabalho
Problemas de linguagem não são o único motivo para
problemas com as tarefas de sequenciamento. Problemas de memória de trabalho
fazem com que algumas crianças percam a ordem adequada para fazer as coisas.
Memória de trabalho é
uma função executiva. Isso nos permite segurar novas informações enquanto
estamos no meio de uma atividade. Por exemplo, a memória de trabalho ajuda as
crianças a lembrar a ordem e o número de etapas em um problema de matemática.
Ou uma lista de tarefas que elas foram convidadas a fazer.
Muitas crianças com
problemas de aprendizagem e atenção têm problemas com a memória de trabalho.
Isso sozinho pode dificultar a sequência. Mas a maioria das crianças com
desafios de sequenciamento tem problemas com a memória de trabalho e com o
idioma.
Considere o seguinte pedido: "Por favor, traga à
mesa o leite e a colher de sopa que está na gaveta". Faltando um sentido
natural para determinar sequências, uma criança pode trazer a colher e depois
retornar pelo leite. Ou pode ficar paralisada porque não sabe por onde começar.
Adicione a isso uma
questão de memória de trabalho, e ela pode esquecer o leite, por exemplo.
Parece que ela não "seguiu instruções", e seus pais certamente
ficarão frustrados.
Outras
razões para problemas de sequenciação
Nem todas as crianças
que têm problemas para seguir instruções ou completar tarefas têm problemas de sequenciamento.
Problemas de atenção podem tornar difícil para as crianças se concentrarem no
que elas estão sendo informadas. Como resultado, elas podem não saber o que
fazer ou podem apenas fazer o que foi solicitado. Elas também podem se distrair
ao fazer o próprio trabalho.
Outras crianças podem
realmente ter problemas de linguagem receptiva. Crianças com essas questões
podem ter problemas para entender o que os outros estão dizendo. Eles podem
perder o significado de palavras básicas de "conceito" como "sobre",
"debaixo" e "ao redor".
Como
você pode ajudar
Um primeiro passo
importante é providenciar um relatório da escola e uma avaliação com um
fonoaudiólogo e um neuropsicólogo. Dessa forma, você saberá se os problemas do
seu filho se devem a problemas de sequenciamento ou a outra coisa. Se é um
problema de sequenciamento, você descobrirá o que está por trás disso. Isso
pode incluir problemas com linguagem, memória de trabalho ou atenção.
Se o seu filho é elegível, converse com a escola dele.
Seu filho pode precisar de uma terapia com foco em linguagem com um
fonoaudiólogo. Ele também poderá precisar de acomodações específicas como ter
instruções das aulas escritas e tempo prolongado em provas.
Se o seu filho não é
elegível, existem outras formas de obter ajuda na escola. Mantenha sempre
um diálogo com a escola!
Há muito que você pode fazer em casa também. No
início, incentive seu filho a participar de atividades que envolvam
sequenciação. Isso inclui atividades culinárias (seguir uma receita), etapas
para ajudar a lavar um carro ou plantar no jardim.
Fale em cada atividade como você faz isso. Então,
peça ao seu filho que explique o que ele fez primeiro, segundo, terceiro e
assim por diante. Leia ou assista a TV juntos e então incentive-o a contar a
história de volta para você. Se ele não conseguir um começo claro, meio e final,
ajude-o a colocá-lo em ordem.
As crianças mais velhas
podem se beneficiar de organizadores gráficos. Essas ferramentas podem
ajudá-las a praticar contando e escrevendo histórias que possuem todos os
elementos-chave na ordem correta. (Você pode encontrar organizadores gráficos
on-line, ok?).
Quanto mais você
entender o motivo dos problemas de sequência do seu filho, melhor você poderá
ajudá-lo. Saiba mais sobre problemas de linguagem e como a memória de trabalho
está ligada à atenção. E trabalhe com o professor para encontrar estratégias
que possam ajudar seu filho em sala de aula e com a lição de casa.
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Adorei Poly!Confirmo muito suas observações na minha prática clínica. Obrigada pela partilha!Amei!
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