Tarefas
e para casas: como incentivar os filhos a fazerem as atividades da escola?
Antes de insistir que uma criança
execute várias tarefas, certifique-se que a tarefa é adequada para a criança.
Infelizmente, nem sempre temos percepções precisas do que as crianças são
capazes de fazer. Pais e professores podem cometer o erro de atribuir tarefas
para as crianças que ainda não tenham adquirido as competências necessárias
para concluí-las. Por exemplo: praticar cálculo não seria bom para mim desde
que eu não tenha adquirido as habilidades necessárias para realizá-las. Nós
também podemos não estar dispostos a aceitar o desempenho de uma criança se ela
não fizer com os nossos padrões. Se uma das tarefas do seu filho é fazer um “desenho”
(por exemplo) e você sempre o corrige ou pede para ele fazer nos seus padrões de “um
desenho ideal”, a criança provavelmente irá perder a motivação para fazer a
tarefa.
Se a criança e incapaz de completar
tarefas ou atribuições, ou se ela o faz incorretamente, considere a
possibilidade de que ela não entendeu adequadamente o que foi exigido dela. Às
vezes, é fácil supor que as crianças não fazem as tarefas corretamente porque
querem escapar da responsabilidade quando, na verdade, elas pensam o que fizeram
foi o que você pediu. Uma vez pedi a um paciente que jogasse os papeis que
sobraram da terapia a as pontas dos lápis apontados no lixo. Dei a seguinte
ordem: “ponha o pé e jogue o lixo”. Eu tinha aquelas lixeiras que se abrem
apertando o pé... Sabe o que aconteceu com esse paciente? Ele chegou perto da
lixeira, deu um chute e jogou o lixo em cima da lixeira sem abri-la. No momento
questionei por que tinha feito aquilo e ele me disse “Você não me pediu para
picar o pé na lixeira e jogar o lixo nela...! Então fiz o que você pediu!”.
Torne os “para casas” uma parte da
rotina diária. É mais fácil de recordar uma tarefa se for realizada no mesmo
tempo em cada dia. Ao decidir sobre uma agenda, tenha em mente o gosto da
criança, o que não gosta, e seu melhor tempo do dia. Ela pode não se sentir
particularmente cooperativa se você pedir para realizar tarefas durante seu
programa de TV favorito. Se isso não importa quando as tarefas são feitas,
pedir à criança se prefere fazê-las na parte da manhã, depois da escola, ou em
algum outro momento que se encaixa na rotina da família.
“Fatie” as tarefas e trabalhos de casa
em pedaços pequenos e gerenciáveis. As crianças às vezes se sentem oprimidas
pelo que lhes parece ser uma enorme quantidade de trabalho. Programar pequenas
pausas quando parte das tarefas estiverem prontas. Incentive a criança a
participar de algum tipo de movimento durante os intervalos: "Depois de
terminar os dez primeiros problemas, você pode andar de bicicleta 15
minutos". Este movimento vai aumentar a sua capacidade de se concentrar
quando ela retornar para a tarefa.
As crianças que são capazes de
trabalhar de forma contínua durante vários minutos, podem responder bem ao uso do
tempo. "Você pode trabalhar em sua ortografia durante quinze minutos e, em
seguida, fazer uma pausa para brincar". Se você optar por fazer isso,
certifique-se que seu filho é realmente capaz de trabalhar para a maioria do
tempo. Algumas crianças podem não ter um conceito bastante claro de quanto
tempo elas devem fazer as atividades e podem passar a maior parte do tempo se
perguntando se já está acabando o tempo!
Enfim... Espero que tenham gostado do texto de
hoje! Você tem alguma outra dica? Compartilhe abaixo nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário