Avaliação e intervenção
Neuropsicopedagógica – Técnicas, diagnóstico e relatórios
Participei neste
último sábado, 16/06, aqui em Belo Horizonte, do curso “Avaliação e intervenção
Neuropsicopedagógica – Técnicas, diagnóstico e relatórios, ministrado pela
Telma Pantano.
Telma Pantano
é fonoaudióloga e psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital
das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FAMUSP), Especialista em
Linguagem, Mestre e Doutora em Ciências pela FMUSP, além de ter uma formação em
Barcelona – Espanha.
O curso contou
com um conteúdo muito rico, abordou as etapas de aprendizagem (processamento
cerebral) que envolvem: sensação, percepção, atenção, memórias, linguagem,
aprendizagem e funções executivas. Foram discutidos em quais etapas da vida há
a formação mais intensa de sinapses, principalmente no período crítico, tanto
para as questões visuais, auditivas e relacionadas as funções executivas. Houve
um aporte relacionado ao conceito de inteligências e também sobre um conceito
antigo da existência de “múltiplas inteligências”. Metacognição, alterações
estruturais do cérebro, sono x aprendizagem, linhas teóricas de aprendizagem
(comportamentais e cognitivas), além de casos clínicos foram também abordados.
A Dra. Telma
Pantano provavelmente retornará a Belo Horizonte em outubro para outro curso.
Creio que vale a pena não perder! Este último curso foi ótimo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário