Fundamentos básicos: a consciência
fonológica
Certos
aspectos do desenvolvimento da linguagem da primeira infância, tais como a taxa
de crescimento do vocabulário, predizem com que facilidade uma criança
aprenderá a ler e a escrever quando entrar na escola. Entretanto, um componente
específico do desenvolvimento da linguagem da primeira infância – a consciência
fonológica – parece ser importante. Consciência
fonológica é a consciência de uma criança a respeito das regras que governam
os padrões sonoros específicos à sua própria língua. Ela também inclui o
conhecimento daquele sistema particular da língua para representar sons com
letras.
Fonoaudiólogos
tem agora evidências abundantes de que crianças fonologicamente mais
conscientes aos 3, 4 ou 5 anos posteriormente aprendem a ler com muito mais
facilidade. Além disso, ao se treinar crianças pré-escolares e do jardim de
infância na consciência fonológica, suas habilidades de leitura no 1º ano
melhoram!
Naturalmente,
uma criança não tem que adquirir consciência fonológica na primeira infância.
As habilidades fonológicas podem ser aprendidas no ensino fundamental por meio
de instrumentação formal. Entretanto, inúmeros estudos demonstram que quanto
maior a consciência fonológica de uma criança antes de entrar na escola, mais
rápido ela aprende a ler. Ganhos maiores na consciência fonológica parecem
ocorrer entre o quarto e quinto aniversário das crianças, exatamente antes da
maioria entrar no jardim de infância.
Estudos
constatam que muitas das atividades diárias que crianças pré-escolares realizam
promovem o desenvolvimento da consciência fonológica. Por exemplo: aprender e
recitar rimas infantis. Educadores também verificaram que usar esses jogos para
ensinar habilidades de consciência fonológica a pré-escolares é tão efetivo
quanto usar instrumentos mais formais, como cartões e listas de palavras.
Também a leitura compartilhada contribui para o crescimento da consciência
fonológica.
Crianças
pequenas com boas habilidades de consciência fonológica frequentemente usam uma
estratégia chamada ortografia inventada quando tentam escrever. Apesar dos
muitos erros que cometem, as crianças que usam ortografia inventada antes de
receber ensino formal em leitura e escrita têm maior probabilidade de se tornarem
bons soletradores e leitores mais tarde na infância. Portanto, as evidências
sugerem que uma das melhores formas de pais, professores de pré-escola e
fonoaudiólogos ajudarem crianças pequenas a se preparar para o ensino formal em
leitura é envolve-las em atividades que encorajem o jogo de palavras e
ortografia inventada!
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