Afasia infantil
Da mesma forma
que a afasia no adulto é definida como um distúrbio de linguagem adquirido por
lesão no sistema nervoso central, essa definição se mantêm quando se fala dos
distúrbios de linguagem na criança, ou seja, a criança adquiriu e está
desenvolvendo sua linguagem normalmente, mas é acometida por uma lesão
cerebral.
É mais difícil
encontrar AVC na infância, mas ele pode aparecer e ser reincidente em algumas
doenças, como a anemia falciforme. Ademais, temos os tumores, a anóxia
(principalmente por afogamento, na infância), entre outras etiologias de lesões
cerebrais que podem gerar um distúrbio de linguagem. Dessa forma, fica claro que
estamos desconsiderando fatores pré, peri ou pós-natais que podem gerar
alterações na aquisição de linguagem, como fatores etiológicos de afasia
infantil, bem como diferenciando-a totalmente dos retardos de linguagem.
As afasias
infantis não são classificadas como as de adulto, são apenas divididas em
afasias emissivas e receptivas. Logicamente, essa divisão refere-se ao
parâmetro (emissão ou compreensão) que julgamos mais alterado na criança.
Na infância a
prevalência é de afasias do tipo emissiva, em que observa-se redução na
expressão oral e gráfica, podendo ocorrer mutismo nos casos mais graves. A
criança com graves dificuldades de expressão pode também apresentar outras
alterações, como isolamento, agressividade e até mesmo reação catastrófica.
Apesar de
muitos afirmarem que as afasias na infância têm melhor prognóstico do que no
adulto, sobretudo pela questão da plasticidade, que diminuiu à medida que a
idade adulta aumenta, a etiologia da afasia pode ser um dos pontos a ser
considerado. Além disso, para os casos que apresentam uma boa recuperação com a
terapia fonoaudiológica, é comum ser necessário um acompanhamento longitudinal.
Muitas crianças que apresentam a lesão cerebral antes do período da
alfabetização podem ter dificuldade durante esse processo. Sabe-se ainda que
alguns pacientes apresentam distúrbios sutis de linguagem que podem persistir
ao longo dos anos e trazer dificuldades de adaptação social à criança, em face
dos desafios do aprendizado que ela terá de alcançar.
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