Perguntas
frequentes sobre dislexia e aprendizagem da música
Se você tem um filho com dislexia, você pode se questionar se isso
afetará sua capacidade de ler partitura ou tocar um instrumento. A resposta?
Depende.
Problemas com a leitura de palavras também podem afetar a capacidade de
uma criança para ler, decodificar e interpretar música. Isso não significa que
crianças com dislexia não conseguem aprender a tocar música e desfrutar de
fazê-lo, no entanto. Os sistemas cerebrais envolvidos com a dislexia são
complicados e variam de criança para criança.
Além disso, a música não é escrita da mesma maneira para todos os
instrumentos. Há uma grande diferença entre a “leitura de bateria, piano e
notação de guitarra”. Enquanto seu filho pode ter dificuldade em ler “música de
piano”, a “notação de bateria” pode parecer bastante natural. A única maneira
de saber é tentar.
Aqui estão algumas respostas a perguntas comuns sobre dislexia e música.
Como a aprendizagem de
música acontece no cérebro?
Ler palavras e se envolver com a música compartilham algumas das mesmas
redes cerebrais. Mas na maior parte, elas ocorrem em diferentes áreas do
cérebro.
Por exemplo, o lobo temporal é responsável pela consciência fonológica e
decodificação. Ouvir música envolve os córtex auditivos. Combinar a batida da
música envolve os lobos frontais, as estruturas subcorticais e o cerebelo.
A função cerebral não é a única coisa que afeta a capacidade de uma
criança de aprender música, no entanto. Como uma criança se envolve com música
também pode ter um impacto.
Aprender música não precisa começar por lê-lo. Na verdade, muitas vezes
é melhor começar com apenas ouvir música, tocar e se mover musicalmente.
Programas como Meludia.com (em inglês) são ideais para começar a experimentar o
tom musical, a melodia, o ritmo e o tempo.
Por que as crianças com
dislexia podem ter dificuldade com a leitura de partituras?
As pesquisas sobre isso não são claras. Alguns estudos sugerem que os
mesmos problemas que dificultam a leitura dificultam também a leitura da
notação musical.
Crianças com dislexia têm problemas para isolar sons em palavras e, em
seguida, mapeando-os de volta às letras. Essa fraqueza também pode afetar sua
capacidade de processar sons na música.
Assim como as crianças com dislexia, nem todas têm as mesmas
dificuldades. Há, contudo, alguns desafios comuns. Esses incluem:
Aprendendo um novo
vocabulário em que palavras familiares têm um significado diferente. Essas
palavras incluem nota, chave, barra...
Rastreamento visual da
esquerda para a direita e de cima para baixo.
Ritmo e tempo.
Decodificação de símbolos
de música. As crianças podem ter dificuldade em perceber detalhes como se a
"cauda" das notas sobe para baixo ou para cima, por exemplo. Elas
também podem não entender os símbolos de notação de ritmo.
Armazenar informações
musicais na memória de trabalho.
Coordenar o uso das mãos e
pés enquanto tocam seu instrumento.
O treinamento musical pode
melhorar as habilidades de leitura de uma criança?
Há algumas pesquisas que sugerem que o treinamento musical pode ter um
impacto positivo nas habilidades de leitura. Aprender música pode ser uma
maneira divertida e descontraída de ouvir e produzir mudanças. Pesquisas
sugerem que também pode melhorar a capacidade da criança em processar os sons da
fala.
Um estudo descobriu que aprender a reconhecer padrões de som e mapeá-los
para símbolos ajuda a desenvolver habilidades de leitura. Contribui no
desenvolvimento da consciência fonêmica.
Além disso, o canto pode ajudar as crianças a segmentar as palavras em
sílabas. Por exemplo, quando as crianças cantam "Adoleta, le peti peti petá.
Le café com chocolate, adoleta", a palavra é suavemente exagerada. Suavizar
a palavra para a música pode facilitar as crianças na aprendizagem de seus
segmentos.
Existem estratégias que
podem ajudar crianças com dislexia a aprender a ler partituras?
Assim como os professores ajudam as crianças a aprender a ler as
palavras, técnicas multissensoriais podem ajudá-las a aprender a ler música. Na
verdade, os professores de música costumam usar essas técnicas para todos os
alunos principiantes.
Aqui estão algumas
estratégias comuns:
Traçar a melodia com um dedo na pontuação, depois desenhando no ar e no
papel.
Aumentar e abaixar as mãos ou pular para frente e para trás em resposta
a mudanças no tom.
Andar, marchar ou aplaudir ritmos diferentes para aumentar a
conscientização sobre a batida.
Escrever notas em cores diferentes em partituras para que elas se destaquem.
Reduzindo a desordem na partitura mostrando apenas a linha de música em
que a criança está trabalhando.
Existem muitas técnicas mais multissensoriais que podem ajudar as
crianças a aprender música. Peça aos potenciais professores de música que eles
usem esses tipos de estratégias.
As crianças com dislexia
devem evitar aprender um instrumento ou tentarem?
Pesquisas sugerem que a experiência musical tem um impacto positivo nas
habilidades de pensamento e aprendizagem. Mas se o seu filho não está realmente
interessado na música ou em tocar um instrumento, pode não valer a pena
empurrá-lo. Ele já está enfrentando desafios suficientes com a leitura.
Se ele é realmente motivado, incentive! Muitas crianças com dislexia são
bem-sucedidas ao aprender música. Se o seu filho quer tentar, tocar música pode
lhe dar muita alegria e um sentimento de realização.
Pais, procurem saber mais sobre a instrução multissensorial. Descubra
tipos de música que podem ajudar seus filhos com problemas de aprendizagem e
atenção. E conheça a história de outros músicos famosos com dislexia e outros
problemas de aprendizagem e atenção!
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