Técnica da janela
A
técnica da janela pode ser utilizada para escolares de todas as idades e com
níveis variados de dificuldades de leitura. A técnica é realizada por meio de
uma regra, que tem um espaço em branco/lacuna e uma faixa de papel que vai
passando pela linha do texto a ser lido. Para pacientes com dificuldades na
leitura de sílabas, sugere-se inicialmente que a técnica seja utilizada dentro
de frases e, posteriormente, em textos. Se o paciente apresentar um padrão de
leitura silabado, o terapeuta deverá “abrir” o espaço da regra para visualizar
apenas as sílabas, posteriormente fechar e abrir a lacuna e solicitar a leitura
da palavra como um todo. Se o paciente apresentar dificuldade na decodificação
de palavras (palavras de baixa frequência, irregulares e/ou palavras com
sílabas complexas), o terapeuta deverá “abrir” o espaço da régua e solicitar a
leitura das palavras ao longo do texto. No caso do paciente apresentar velocidade
lentificada de leitura, poderá “abrir” o espaço da régua para visualizar um
conjunto de palavras, dependendo da dificuldade do paciente, abrindo um
conjunto de duas, três ou quatro palavras. Conforme a velocidade e a precisão
da leitura aumentar, o terapeuta poderá “abrir” o espaço da régua para
visualização de frases, até que o paciente não necessite mais do apoio.
Régua para treino de fluência de leitura. |
*Estas
orientações/informações deverão ser utilizadas por um fonoaudiólogo e jamais
deverão ser utilizadas sem a orientação deste profissional.
Fonte:
Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (volume 2), p. 232, Pró-Fono, 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário