“Movimento
e Aprendizagem”!
Eu tenho lido muitos artigos de pesquisa ultimamente que
continuam dizendo repetidamente: as crianças aprendem melhor quando se movem. E
isso faz sentido para mim. Todos conhecemos os benefícios do exercício, e percebo
uma enorme diferença de engajamento e motivação quando incorporo movimento nas
minhas sessões de treinamento auditivo, linguagem e fala.
A boa notícia é que adicionar atividade física em suas
sessões não significa necessariamente tempo de preparação extra para você. Na
verdade, isso poderia significar menos - e você pode tirar uma pausa de alguns
dos jogos de tabuleiro que você joga várias vezes ao dia.
Aqui estão algumas maneiras divertidas e fáceis de incorporar
o movimento nas sessões:
Associar um
movimento com um som alvo. Por exemplo,
exponha cartões de imagem que envolvam o singular e o plural. Se o objetivo é
rotular objetos plurais, seu paciente pode dizer o / s / final e,
simultaneamente, realizar um alongamento com uma parte dos braços.
Ao trabalhar com
tempo verbal, treine os verbos que
representam “movimento” - correr, andar, pular. Você com certeza terá sucesso
na sua terapia!
Para objetivos de
consciência fonológica, peça ao seu paciente,
por exemplo, que dê três pulos para cada sílaba em uma palavra. Uma palavra de
três sílabas significa três pulos! Você também pode elaborar um quadro com
várias rimas e associar uma corrida em busca das rimas.
Uma vez que você começa a incorporar atividades baseadas em
movimento em suas sessões, mais ideias fluirão! E eu adoraria ouvir o que
funcionou melhor para você na seção de comentários abaixo!
Já fiz com pacientes e o resultado foi positivo, além de melhorar a motivação e envolvimento deles na terapia.
ResponderExcluirQue ótimo Kissila! A motivação aumenta muito e isso contribuiu para melhores resultados e menor tempo de intervenção!
ExcluirTenho colocado bastante atenção no perfil de cada cliente. Percebo ser muito eficiente o movimento, o uso do corpo associado aos objetivos neuropedagógicos. Recentemente fiz um curso baseado no livro "O cérebro da criança" Daniel Siegel, o movimento é uma das estratégias para acessar "o "cérebro do andar de cima", ressalta com evidencias científicas: as crianças aprendem muito melhor quando se movem... como colocou inicialmente...
ResponderExcluirAdorei as sugestões, usei hoje rsrsrs no processo de alfabetização com uma criança.
oi...
ResponderExcluir