Transtorno
fonológico e o treinamento auditivo
O transtorno fonológico, mais popularmente conhecido como uma
dificuldade na fala, ocorre quando há uma alteração no uso do sistema fonológico,
de causa desconhecida e que pode ser classificado como de desenvolvimento até
os 12 anos de idade.
Uma das principais características do transtorno fonológico é
sua heterogeneidade em relação aos tipos de erros apresentados, à gravidade e à
dificuldade subjacente.
A criança com transtorno fonológico pode apresentar uma
dificuldade mais relacionada com o processamento motor da fala, ao imput auditivo do som, ou a um déficit
cognitivo-linguístico. As dificuldades presentes no transtorno fonológico podem
ainda ser uma manifestação da inter-relação entre os três aspectos citados.
Quando a dificuldade está no imput auditivo do som, o treinamento auditivo pode ser indicado
como estratégia para auxiliar na conduta terapêutica. O treinamento
auditivo é considerado como o conjunto de tarefas que são designadas para
ativar o sistema auditivo e os sistemas associados, de maneira que sua base e o
comportamento auditivo associado sejam alterados de forma positiva.
Casos
envolvendo desvozeamento, como a substituição
dos sons fricativos /v/, /z/, pelos sons /f/, /s/, e dos sons plosivos /b/,
/d/, /g/ por /p/, /t/, /k/, respectivamente, são os mais beneficiados com a
estimulação auditiva!
Muito bom!
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