[TIRA-DÚVIDA] “A professora me disse que a
minha filha não está lendo rápido o suficiente. O que deve ser? O que posso
fazer para ajudar?”
Como mãe pode
ser muito preocupante se sua filha “luta” para ler cada palavra que aparece no
texto. Pode ser que pronuncie lentamente cada um dos sons que forme cada
palavra escrita na página ou ter dificuldades para “lembrar” os sons de certas
letras. Pode ser que sempre tente adivinhar ao encontrar com uma palavra
difícil... Estes comportamentos são
comuns quando se está aprendendo a ler.
No entanto, se sua
filha parece frustrada ou não melhora com o tempo, você pode ter um problema
que é conhecido como dificuldades com a
fluência na leitura. Esse é o termo usado para conceituar a capacidade de
ler com rapidez e precisão. Este termo também inclui a “emoção” expressa quando
se lê em voz alta. Um leitor fluente usará por exemplo um tom “dramático”
quando lê a palavra “ATENÇÃO!!!”.
A fluência de
leitura acontece de uma forma mais tranquila e mais fácil para algumas crianças
do que para outras. As dificuldades com a fluência as vezes estão relacionadas
com a dificuldade de consciência
fonológica que representa a capacidade de identificar e utilizar cada um
dos sons em palavras.
Por exemplo,
muitas crianças no jardim de infância já identificam que as palavras "cama"
e "casa" começam com o mesmo som apenas por ouvir. As crianças dessa
idade, muitas vezes podem ouvir os sons das letras "c",
"a", "s" e "a" na palavra "casa".
A consciência
fonológica é essencial para os leitores de começo como eles devem aprender a
associar sons específicos com letras escritas e, em seguida, misturar esses
sons para ler palavras. Este processo de reconhecer e pronunciar cada um dos
sons que compõem uma palavra é chamado de decodificação.
Descodificar
palavras é uma habilidade importante para os leitores iniciantes. No entanto,
para ler fluentemente as crianças devem ser capazes de reconhecer cada palavra
em um instante sem ter que soletrar foneticamente, ou seja, sem ter que
decodificá-los. Os professores chamam essas palavras de “familiares”.
Passar de “soletrar”
palavras foneticamente a reconhecer “à primeira vista” requer prática. Uma das
melhores maneiras para que as crianças melhorem a leitura é dar lhes livros de
acordo com sua idade e fluência. As crianças que têm dificuldade de
decodificação são muitas vezes relutantes para ler. E quanto menos se lê mais lhes
custarão reconhecer as palavras a primeira vista.
Uma das
melhores coisas que pode se fazer como mãe é estimular a leitura buscando
maneiras que sejam divertidas. Escolha livros que sejam do nível da sua filha e
que os personagens e temas sejam de seu interesse. É ótimo se ela gosta de ler
o mesmo livro várias vezes! Leiam juntas em voz alta! Também é aconselhável ler
um conto todos os dias na mesma hora. Compartilhar tempo juntas pode ajudar a
sua filha a desenvolver uma “paixão” pelas histórias, sendo esta a melhor
maneira de motiva-la que aprenda a ler.
Ler juntas
todos os dias também te dará a oportunidade de lhe ensinar novas palavras.
Recorde que para sua filha é mais fácil ler uma palavra se ela sabe o que significa.
Expor a novos livros e novas palavras que estão no seu nível de leitura a
ajudará a desenvolver seu vocabulário. E ao conhecer mais palavras a ajudará a
ler com mais fluidez.
Ao ler juntas
recorde que as crianças as vezes vem os primeiros sons de uma palavra e supõem o
resto. Esta forma de adivinhar é comum em alguns leitores principiantes. Seja
paciente e a encoraje a ler toda a palavra no lugar de adivinha-la.
As vezes as
crianças que tem dificuldade para lerem sozinhas necessitam um pouco mais de
ajuda nas aulas ou de praticar mais em casa. Nem todas as crianças aprendem a
ler na mesma velocidade e da mesma maneira. Entretanto, se sua filha não avança
apesar da ajuda, pode estar evidenciando sinais de dislexia ou outro tipo de
dificuldade de aprendizagem.
A dislexia é
causada por diferenças na forma como o cérebro processa a linguagem. Tende a se manifestar na mesma família. Vale a pena destacar que as crianças com
transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) são mais propensas a
terem dislexia que as crianças que não tem. O TDAH pode dificultar que as
crianças se concentrem no que estão lendo.
Também é
aconselhável ler sobre as dificuldades de processamento visual e o distúrbio do
processamento auditivo. Processar se refere a como o cérebro dá sentido à
informação que recebe. A fluidez da leitura depende de uma habilidade dos
centros cerebrais da visão para dar lhe sentido ao que os olhos veem. Isto se
chama processamento visual.
Ler também
implica que as áreas cerebrais para a audição deem sentido aos sons das
palavras. Isso é o processamento auditivo. Quando o cérebro necessita de tempo
adicional para processar a informação, a velocidade e a precisão em ler pode
diminuir.
Se você
suspeita que sua filha tem uma dificuldade de aprendizagem ou de atenção, não
duvide em comentar com a professora e com o pediatra. Eles podem ajudar a
determinar se é necessária realizar uma avaliação formal com fonoaudiólogo,
psicólogo e/ou psicopedagogo. Trabalhar conjuntamente com a escola da sua filha
pode facilitar que ela obtenha a ajuda necessária para seguir em frente.
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