Go
play! 7 dicas para estimular a comunicação no playground
A primavera chegou e precisamos
aproveitar o bom tempo enquanto ele está por aqui! O parque é o cenário
perfeito para facilitar habilidades de fala e linguagem para crianças pequenas.
Aproveite este momento! Veja algumas dicas:
Poder de escolha. Um parque infantil oferece muitas
opções para as crianças e, como fonoaudióloga, sei o poder da escolha para
crianças pequenas. Cada vez que você der à criança uma escolha, você fornece
uma oportunidade para ela se comunicar! Por exemplo: "Você quer deslizar
ou balançar?” “Balançar”. Modele as escolhas de acordo com o nível de linguagem
da criança ou um nível acima. Por exemplo, se a criança ainda não usa palavras
para fazer um pedido, você pode modelar a escolha "deslizar ou balançar"
para promover expressões de uma única palavra. Se a criança usa frases de duas
palavras, você pode modelar "balançar forte", ou algo similar.
Faça alguma coisa. Ensine verbos ou palavras de ação. Crianças
devem ter uma variedade de diferentes tipos de palavras em seu vocabulário
inicial, mas não apenas substantivos! No parque você pode moldar verbos e
realmente fazer as ações. Ações alvo: deslizar, jogar, balançar, escalar,
saltar, rodar, executar, passear, andar sentar, ir, gritar, cair, parar, etc.
Peça que a criança diga o que ela está fazendo ou vai fazer!
Aprenda novas palavras. Podemos ensinar uma variedade de
conceitos diferentes enquanto eles se divertem no parque. Tente modelar alguns
desses conceitos: Cores (“Em qual cor de escorregador devemos ir?), alto / baixo,
curto/longo, devagar/rápido, em cima/embaixo, grande/pequeno.
Ouça e siga. Incorpore conceitos de direção e
ordens. “Desça no escorregador azul”, "Primeiro toque na casinha e depois vá
para o balanço”. Incluir vários conceitos ou etapas torna a atividade mais
complexa, ok?
O que você vê? Funções de linguagem na primeira infância
envolvem frequentemente desejos e necessidades. É importante que crianças produzam
comentários também. O parque dá um monte de oportunidades para que a criança
comente e discuta! Você pode modelar a fala da criança, tais como, "Eu
vejo um pássaro no céu" ou "Eu vejo crianças no balanço”. Facilite os
comentários pedindo à criança para dizer o que ele ou ela vê.
Um, dois, três e já! Para crianças pequenas que estão
começando a usar as palavras, o parque é um ótimo lugar para praticar
"conjuntos de antecipação”. Conjuntos de antecipação são frases
repetitivas que a criança pode antecipar ou prever o que vem a seguir. Por
exemplo, “um, dois, três e já!” é uma fala automática e motivacional que pode
estimular as crianças a falarem! "Já" é uma palavra muito poderosa,
especialmente quando seguido por algo muito excitante ou motivador.
Vamos socializar. A criança tem dificuldade em interagir
com outras crianças? Playgrounds são ótimos lugares para trabalhar habilidades
sociais com outras crianças que estão se divertindo. Peça à criança para
praticar saudações com as outras crianças, fazer perguntas ou iniciar
conversas: "Você quer jogar?" ou "Qual é o seu nome?".
Estes passos
criam grandes blocos de construção para o crescimento futuro da fala e da
linguagem! Assim, com certeza a primavera será de muita diversão e aprendizado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário