Treinamento
auditivo em crianças com perda auditiva
A
perda auditiva unilateral pode ser um indicador de risco para alterações no
processamento auditivo como um todo, especialmente nas habilidades auditivas de
localização sonora, figura-fundo e resolução temporal.
Até
meados dos anos 70, a maioria dos profissionais de otorrinolaringologia e
fonoaudiologia acreditava que a perda auditiva unilateral em crianças não
pudesse afetar de forma significativa seu desenvolvimento da linguagem oral e
escrita. No entanto, a partir da década de 80 muitos estudos começaram a
sugerir que esse tipo de perda auditiva poderia trazer importantes prejuízos ao
desenvolvimento acadêmico desses indivíduos. A partir daí, aumentou o interesse
dos profissionais da área em investigar os possíveis riscos que a perda
auditiva unilateral acarreta para crianças e adolescentes.
Crianças
com perda auditiva unilateral podem apresentar dificuldades de fala, linguagem
e problemas educacionais. Essas dificuldades podem estar relacionadas às
desvantagens que essas crianças experimentam pela falta da audição binaural. Esta
proporciona: somação binaural, localização sonora, efeito de sombra da cabeça e
liberação do mascaramento. Uma das vantagens mais importantes da audição
binaural é favorecer a figura-fundo. O efeito imediato deste fenômeno é
melhorar o reconhecimento de fala na presença de ruído ambiental, situação que
é particularmente difícil para quem apresenta perda auditiva unilateral. Assim,
muitos estudos têm mostrado que o fato da perda auditiva unilateral afetar o
processamento da audição binaural, pode aumentar as dificuldades em compreender
fala no ruído e causar dificuldades na comunicação como um todo.
Portanto,
é sempre necessário, após a adaptação do aparelho auditivo, que a criança passe
por um acompanhamento multidisciplinar, e dentre eles o fonoaudiólogo esteja
inserido para a estimulação das habilidades auditivas alteradas (treinamento auditivo)
e estimulação de linguagem.
Na
terapia com foco na estimulação das habilidades auditivas o fonoaudiólogo
poderá desenvolver tarefas de atenção, memorização, discriminação,
sequenciamento, fechamento e resolução.
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