domingo, 17 de junho de 2018


Avaliação e intervenção Neuropsicopedagógica – Técnicas, diagnóstico e relatórios


Participei neste último sábado, 16/06, aqui em Belo Horizonte, do curso “Avaliação e intervenção Neuropsicopedagógica – Técnicas, diagnóstico e relatórios, ministrado pela Telma Pantano.

Telma Pantano é fonoaudióloga e psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FAMUSP), Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Ciências pela FMUSP, além de ter uma formação em Barcelona – Espanha.

O curso contou com um conteúdo muito rico, abordou as etapas de aprendizagem (processamento cerebral) que envolvem: sensação, percepção, atenção, memórias, linguagem, aprendizagem e funções executivas. Foram discutidos em quais etapas da vida há a formação mais intensa de sinapses, principalmente no período crítico, tanto para as questões visuais, auditivas e relacionadas as funções executivas. Houve um aporte relacionado ao conceito de inteligências e também sobre um conceito antigo da existência de “múltiplas inteligências”. Metacognição, alterações estruturais do cérebro, sono x aprendizagem, linhas teóricas de aprendizagem (comportamentais e cognitivas), além de casos clínicos foram também abordados.

A Dra. Telma Pantano provavelmente retornará a Belo Horizonte em outubro para outro curso. Creio que vale a pena não perder! Este último curso foi ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores