quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Memória de trabalho: o que é e como funciona


Memória de trabalho é uma habilidade que nos permite trabalhar com informações. Isso nos ajuda a aprender e executar tarefas básicas do dia-a-dia. A maioria das crianças com problemas de aprendizagem e atenção tem problemas com esta função vital! 

Elaborei aqui o que você precisa saber sobre a MEMÓRIA DE TRABALHO e como ela afeta a aprendizagem!

O que é a memória de trabalho

Memória de trabalho é uma das funções executivas do cérebro. É a capacidade de manter novas informações para que possamos utiliza-la de alguma forma rapidamente. A memória de trabalho nos permite armazenar informações sem perder o controle do que fazemos.

As crianças precisam dessa habilidade para se desenvolverem bem na escola. Imagine:

O professor de matemática pede a seu filho para somar 21 + 13 de cabeça, e depois subtrair 6 da soma.

A memória de trabalho permite que ele armazene e visualize os números que o professor falou. Também permite lembrar qual é a soma de 21 e 13, e quanto resulta a subtração de menos 6.

Talvez o seu filho não se lembre de nenhum desses números na próxima aula ou mesmo 10 minutos depois. Está tudo bem! A memória de trabalho realizou seu trabalho de curto prazo e permitiu que ele resolvesse a tarefa em questão.

Como funciona a memória de trabalho

Memória de trabalho é como uma nota adesiva temporária em nosso cérebro. Ela contém novas informações para que o cérebro possa trabalhar com elas brevemente e talvez conectá-lo com outras informações (a atenção desempenha um papel importante nesse processo!).

Por exemplo, o cérebro pode colocar eventos em sequência. Ou classificar diferentes tipos de objetos em categorias. Na aula de matemática, a memória de trabalho pode permitir que as crianças "vejam" os números que o professor diz como símbolos em sua cabeça.

A memória de trabalho não é apenas para uso a curto prazo. Também ajuda o cérebro a organizar novas informações para o armazenamento a longo prazo.

Problemas com a memória de trabalho

A má memória de trabalho torna difícil as crianças usarem as informações que recebem na escola. Na aula de matemática, seu filho pode lembrar os números que o professor disse para adicionar: 21 e 13. Mas ele pode não se lembrar do que deveria fazer com eles. Ou ele pode não “reter”, “memorizar” a soma de 34 para que ele possa subtrair 6 dela.

Seguir instruções práticas também podem ser difíceis. O professor pode pedir que leia um texto para toda a turma, mas primeiro lhe mostre o para casa. Seu filho só pode fazer uma tarefa ou esquecer qual delas deve fazer primeiro.

Seu filho também pode achar que a informação que ela lembrou não faz muito sentido. Por causa de seus problemas de memória de trabalho, seu cérebro não o armazenou corretamente, em primeiro lugar. Se seu filho aprende as informações de uma maneira desconectada, ele têm dificuldade em usa-las mais tarde.

Como você pode ajudar

Se você acha que seu filho pode ter problemas com a memória de trabalho, é importante descobrir se é realmente esse o caso. Pode parecer que ele está com dificuldade de reter informações quando ele realmente tem uma questão de atenção - a informação nunca foi canalizada no sistema de armazenamento do cérebro, em primeiro lugar.

Uma avaliação completa pode determinar por que seu filho está com dificuldades. Se verificar que a memória de trabalho é o motivo, existem outras etapas que você deve percorrer.

O profissional que os auxilia pode também encaminhar para outros profissionais para ver se os problemas com as funções executivas estão ligadas ao TDAH.

Após o diagnóstico é importante que você e a escola desenvolvam estratégias para ajudar seu filho em relação as dificuldades. Isso pode incluir a escrita de resumos para ter em mente partes de informações que podem ser difíceis de lembrar, como tarefas que ele tem que fazer. Também pode incluir dividir essas tarefas em um número gerenciável de etapas. Também é importante saber sobre outros desafios relacionados à memória de trabalho que podem afetar a aprendizagem, como problemas de sequenciamento. Mantenha sempre informado!

2 comentários:

  1. Excelente conteúdo.Obrigada Poly por dividir conosco o que vc estudou muito p saber.Grata!

    ResponderExcluir
  2. Excelente conteúdo.Obrigada Poly por dividir conosco o que vc estudou muito p saber.Grata!

    ResponderExcluir

Seguidores