quarta-feira, 5 de abril de 2017

Transtorno fonológico e o treinamento auditivo


O transtorno fonológico, mais popularmente conhecido como uma dificuldade na fala, ocorre quando há uma alteração no uso do sistema fonológico, de causa desconhecida e que pode ser classificado como de desenvolvimento até os 12 anos de idade.

Uma das principais características do transtorno fonológico é sua heterogeneidade em relação aos tipos de erros apresentados, à gravidade e à dificuldade subjacente.

A criança com transtorno fonológico pode apresentar uma dificuldade mais relacionada com o processamento motor da fala, ao imput auditivo do som, ou a um déficit cognitivo-linguístico. As dificuldades presentes no transtorno fonológico podem ainda ser uma manifestação da inter-relação entre os três aspectos citados.

Quando a dificuldade está no imput auditivo do som, o treinamento auditivo pode ser indicado como estratégia para auxiliar na conduta terapêutica. O treinamento auditivo é considerado como o conjunto de tarefas que são designadas para ativar o sistema auditivo e os sistemas associados, de maneira que sua base e o comportamento auditivo associado sejam alterados de forma positiva.

Casos envolvendo desvozeamento, como a substituição dos sons fricativos /v/, /z/, pelos sons /f/, /s/, e dos sons plosivos /b/, /d/, /g/ por /p/, /t/, /k/, respectivamente, são os mais beneficiados com a estimulação auditiva!



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