terça-feira, 7 de março de 2017

5 maneiras que o distúrbio do processamento auditivo pode afetar a vida social



Crianças com o distúrbio do processamento auditivo (DPA) podem apresentar dificuldade de interpretar o que elas ouvem. Isso pode afetar a capacidade de ter conversas e fazer amigos. Aqui estão cinco maneiras que o DPA pode impactar as habilidades sociais, e como você pode ajudar.

O DPA não só afeta o desempenho do seu filho na escola. Seus sintomas podem aparecer em interações sociais também. Veja:

1 - "O quê?" e "ah?" são as respostas mais comuns de seu filho.

Ponto: Crianças com DPA muitas vezes esquecem as palavras na conversa e tem dificuldades de inferir dados implícitos. Também é difícil para elas filtrar o ruído de fundo.

Como você pode ajudar: Desligue o rádio e a TV quando estiver conversando com seu filho. Dê-lhe oportunidades para praticar a troca de turnos na conversação.

2 - Seu filho muitas vezes parece calado.

Ponto: Crianças com DPA podem ter vocabulário restrito e habilidades gramaticais fracas. Elas muitas vezes perdem os aspectos mais sutis da linguagem.

Como você pode ajudar: Adicione palavras para preencher as frases do seu filho. Se ele diz "bola azul", você pode dizer "Sim, é uma grande bola azul".

3 - Seu filho perde as “sutilezas” da conversa.

Ponto: As crianças com DPA trabalham tão duro para entender as palavras de uma pessoa que elas podem não perceber o tom de voz e outras pistas sociais.

Como você pode ajudar: “Jogo - situações sociais”. Peça ao seu filho para prever o que você está prestes a dizer ou fazer com base em suas expressões faciais e outras dicas.

4 - Seu filho fica muito quieto na mesa de jantar ou em grandes encontros familiares.

Ponto: Seu filho pode não entender o que os outros dizem, especialmente se eles estão falando rápido ou em um ambiente ruidoso.

Como você pode ajudar: Seu filho compreenderá melhor se ele puder ver os rostos das pessoas e estiver longe de fontes de distração.

5 - Seu filho tem dificuldades para jogar, fica confuso com as regras e instruções.

Ponto: As dificuldades auditivas do seu filho podem dificultar a ordenação das sequencias.

Como você pode ajudar: Divida as instruções em etapas simples. Incentive seu filho a repetir para você ou até mesmo escrevê-las.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores