terça-feira, 6 de setembro de 2016

Brain Connection – 1º Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem da Infância e Adolescência



Olá!

     Na última semana estava ausente no blog pois participei de três dias intensos de aprendizagem e atualização no Brain Connection, congresso multidisciplinar sobre neurociências e aprendizagem. O congresso aconteceu em Belo Horizonte, nos teatros Francisco Nunes e Marília, e contou com palestrantes nacionais e internacionais das diversas áreas de atuação.

    No primeiro dia consegui acompanhar 4 palestras: “Transtorno do espectro autista: do diagnóstico ao processo de aprendizagem”, com o Dr. Felipe Guimarães; “Depressão na infância”, com a Dra. Ana Christina Mageste; “Mediação da aprendizagem e o desenvolvimento das operações mentais”, com a Ms. Júlia Eugênia Gonçalves; e “Cérebro conectado”, com o Dr. Alexandre Hatem.

     O segundo dia foi mais dinâmico, pois consegui participar de 2 oficinas: A primeira sobre “Panlexia plus – método de reeducação para disléxicos” com a Maria Cristina Bromberg do Estado do Paraná; e a segunda “Avaliação e intervenção em sala de aula: atendendo e mediando alunos com dificuldades” com a professora da UFMG Ângela Pinheiro. Além disso consegui ver a palestra do Dr. Clay Brites sobre “Síndromes neurológicas e aprendizagem”, a palestra da Simone Capellini sobre “intervenção precoce dos escolares de risco para dislexia, transtorno de aprendizagem e tdah”, a palestra da Ana Maria Campos sobre “discalculia” e da Dra. Márcia Guimarães sobre “Neurovisão: relação entre a visão e o sistema nervoso como importante campo de aprendizagem”.

     E para fechar o terceiro e último dia de congresso, consegui acompanhar a palestra da Marta Pires Relvas sobre “Neurociências da aprendizagem” e do Dr. Jaime Zorzi sobre “Metodologia de Alfabetização”.

     Enfim... foi extremamente enriquecedor o congresso! Amanhã comentarei “a fundo” sobre a oficina da professora Maria Cristina Bromberg sobre “Panlexia plus – método de reeducação para disléxicos” e na quinta sobre o “método de alfabetização – as letras falam” do fonoaudiólogo Dr. Jaime Zorzi!


Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores