terça-feira, 19 de julho de 2016

Dica de software para o desenvolvimento de consciência fonológica


     Conhecendo as possibilidades de softwares e aplicativos disponíveis no mercado, torna-se possível aliar a terapia com a tecnologia. Esse olhar inovador pode proporcionar resultados terapêuticos mais eficazes e um número menor de desistências do processo terapêutico, pelo maior envolvimento do paciente. Muitas vezes, a criança apresenta-se cansada ou desmotivada ao longo da terapia. O uso de diferentes tecnologias mostra ser um atrativo para o paciente, despertando o interesse e a curiosidade, além do habitual, mesmo quando a prática da intervenção é realizada por brincadeiras ou jogos. O interesse pela informática é demonstrado cada vez mais precocemente pelas crianças, portanto, o uso de softwares específicos se adequa aos interesses infantis. Estudos mostram que a evolução da terapia é maior quando os pacientes são submetidos a diferentes tecnologias!

     Pensando nisso, a dica de hoje do blog é o software “Alfabetização Fônica Computadorizada”! O software utiliza um sistema de conversão texto-fala que visa o desenvolvimento de consciência fonológica e o ensino das correspondências letra-som que são fundamentais para a aquisição da leitura e escrita. O software é um instrumento interativo que apresenta diversas figuras coloridas e animações com exercícios para estimulação de habilidades de leitura e consciência fonológica. É apresentado em dois módulos: consciência fonológica e alfabeto!

     Dois estudos foram conduzidos, comprovando a eficácia da utilização deste software! Segue as referências para consulta:

Dias, NM. Alfabetização fônica computadorizada: usando o computador para desenvolver habilidades fônicas e metafonológicas. Psicol.Esc.Educ. Campinas, v.10, n.1, june 2006.

Hein, JM et al. Avaliação da eficácia do software alfabetização fônica para alunos com deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial, v.16, n.1, p.65-82, 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores