terça-feira, 21 de junho de 2016

Dica de livro: Guia de treinamento fala, leitura, escrita e ortografia (volume 01)


Fonte: Livro Guia de treinamento fala, leitura, escrita e ortografia (vol 1)

      A dica de hoje do blog é o livro Guia de treinamento fala, leitura, escrita e ortografia (volume 1) da autora Fernanda Castelfranchi de Barros. Fernanda é Fonoaudióloga, graduada na PUCCAMP em 1979, especialista em motricidade orofacial (UNAERP, 2005) e Mestre em Educação (PUC GO, 2009). O livro escrito pela Fernanda Castelfranchi é fruto de mais de 30 anos de experiência em Fonoaudiologia clínica com crianças e adultos com dificuldades de fala, leitura e escrita.

Por que eu indico este livro?

     Eu trabalho bastante com terapia para o desenvolvimento da fala associado a atividades de estimulação do processamento auditivo e este livro tem me ajudado MUITO e eu conto o por que eu indico este livro!

Primeiro: O livro é dividido em grupos de palavras com determinados fonemas em posição inicial e medial. Estão disponíveis os fonemas e arquifonemas: M, N, NH, P, B, T, D, Q, G, F, V, s, S, Z, J, R, r, CH, L, LH. Esta organização ajuda muito e reduz o tempo de elaboração da terapia para o paciente. Antigamente eu tinha que selecionar os estímulos alvos a serem treinados, os desenhos e etc. Hoje basta localizar o fonema a ser trabalhado em terapia e traçar a estratégia de acordo com as características do paciente.

Segundo: Permite o treino de determinado som em frases. Por exemplo: O fonema “M” tem um grupo de frases para o treino de leitura.

Terceiro: Permite treinar a atenção auditiva ao som ausente do inventário, utilizando apoio visual.

Quarto: O conteúdo do livro permite utilizar as abordagens dos modelos de Ciclos Modificados e Oposições Máximas.

Quinto: Para quem trabalha com atividades de processamento auditivo tem uma parte bem importante constituída de frases que opõem sons vozeados e não vozeados (ex: p/b, t/d, q/g, etc).

Sexto: Ótimo material para apoiar o treinamento do r (tepe) e encontros consonantais com “r”.

     Enfim... Com todas estas características positivas, penso que o livro da Fernanda Castelfranchi só tem a acrescentar e contribuir para a eficiência e rapidez do treinamento de pessoas com dificuldades na fala! Vale a pena a aquisição!

Livro: Guia de treinamento fala, leitura, escrita e ortografia.

Um comentário:

Seguidores