quarta-feira, 1 de junho de 2016

A importância de leitura no desenvolvimento da linguagem do bebê


Foto: Renata Narciso

     A interação entre os pais e o bebê durante a leitura pode ser uma razão para que seja associada ao desenvolvimento da linguagem de acordo com o estudo desenvolvido na University of Lowa e publicado no periódico Language Learning and Development.
     Neste estudo observaram mães e bebês de 12 meses de idade engajando-se em diferentes tipos de situações, incluindo a leitura de livros. A pesquisadora Julie Gros-Louis e sua equipe descobriram que não só os bebês fazem mais sons da fala durante a leitura do que quando se brinca, mas também que as mães são mais sensíveis aos sons que seus filhos fazem durante a leitura do que durante as outras atividades.
     Os pesquisadores analisaram 34 mães interagindo com os seus bebês de 12 meses em três sessões de 10 minutos, cada uma envolvendo um tipo diferente de atividade: fantoches, brinquedos e leitura de livros. As respostas de cada criança foram gravadas e depois analisadas
    Os resultados sugerem que além de aconselhar os pais a ler livros para seus filhos, os pais devem concentrar-se intensamente nos comportamentos desempenhados pelo bebê e ser responsivo aos sons realizados pelo filho.
     Mais detalhes sobre este estudo podem ser obtidos no site da Dra. Julie Gros-Louis: http://psychology.uiowa.edu/people/julie-gros-louis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores