quinta-feira, 26 de maio de 2016

Treinamento da memória verbal: como o Fonoaudiólogo pode ajudar?



     A memória verbal é a memória responsável pelo armazenamento temporário da informação para o desempenho de uma série de tarefas cognitivas. Esta memória consiste em um sistema de capacidade limitada, pois há um espaço finito para o armazenamento temporário enquanto ocorrem as tarefas de processamento da informação. O aumento da população geriátrica e as queixas referentes as dificuldades de memória nesta população, impulsionam o desenvolvimento de novas estratégias e recursos capazes de associar longevidade à qualidade de vida.
     Nos últimos anos a Fonoaudiologia tem tomado destaque em pesquisas que visam melhorar a capacidade de armazenamento de informações de natureza fonológica na memória verbal e também no desenvolvimento da capacidade de armazenamento e processamento de informações. Estes estudos comprovam que a intervenção fonoaudiológica pode ser uma grande aliada quanto ao impacto da perda natural da capacidade cognitiva e de memória, decorrentes do avanço da idade.
    Abaixo selecionei alguns artigos riquíssimos que podem auxiliar o fonoaudiólogo clínico no momento do planejamento terapêutico! São muito bons, vale a pena a leitura!

Netto, TM et al. Efeito de um programa de treinamento da memória de trabalho em adultos idosos. Psicol Reflex Crit, v.26, n.1, p.122-35, 2013.

Ball, K., et al. Effects of Cognitive Training Interventions With Older Adults: A Randomized Controlled Trial. Jama. 18: 2271- 2281, 2002.

Ball, K., et al. The Impact of Speed of Processing Training on Cognitive and Everyday Functions. J. Gerontol. B. Psychol. Sci. Soc. Sci. 62B: 19–31, 2007.

Brechmann, A., et al. Working Memory-Specific Activity in Auditory Cortex: Potential Correlates of Sequential Processing and Maintenance. Cereb. Cortex. 17: 2544-2552, 2007.

Bruel-Jungerman et al. Brain Plasticity Mechanisms and Memory: A Party of Four. Neuroscientist 13: 492-505, 2007.

Davis, M.H., Johnsrude, I.S. Hearing speech sounds: Top-down influences on the interface between audition and speech perception. Hear. Res. 229: 132–147, 2007.

On-line está disponível para download a dissertação da Viviane Neves (Programa para estimulação da memória de trabalho na terceira idade: abordagens modernas de treinamento). Segue o link: http://www.uva.br/mestrado/dissertacoes_fonoaudiologia/viviane_marques.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores